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Este projeto foi desenvolvido durante o curso de Formação UX da MERGO USER EXPERIENCE, pelo Grupo GT. ​Os softwares utilizados para a execução do projeto foram Adobe XD, Illustrator, Photoshop e Marvel.

DESAFIO

Ajudar concurseiros a organizar os seus estudos e avaliar seus conhecimentos antes da prova.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

PESQUISA / DESK RESEARCH


Ao realizar a Desk Research levantamos informações e dados em sites especializados e identificamos o seguinte sobre concurso:

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DESCOBERTAS / MATRIZ CSD

Com as informações levantadas, montamos a Matriz CSD para encontrar ideias e dúvidas que servissem de base para estruturar nosso roteiro de Entrevista.

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2. EMPATIA

ENTREVISTAS

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O objetivo da entrevista era colher informações demográficas, de comportamento, carreira, objetivos, motivação e preparação para a prova. Os insights retirados foram:

• Buscam segurança e estabilidade financeira;
• Falta de tempo para estudar;
• Sentem falta de um tutor ou professor para tirar dúvidas;
• Têm dificuldades de avaliar seus conhecimentos;
• Não seguem um cronograma de estudos.

“Andréa Moreira, tem 34 anos, é assistente autônoma e mora com os pais. Busca establidade de vida, a qual acredita conseguir através do concurso público. Trabalha durante o dia e reserva entre 1-2 horas do dia para estudar. Utiliza redes sociais, youtube e ouve podcast para se informar e procurar materiais. Atualmente trabalha como assistente administrativa autônoma, e almeja um bom emprego. Quer ser independente e morar sozinha. Andréa já prestou concursos 2 vezes e não conseguiu passar, acredita que deveria estudar mais e não sente que tem uma vida estável.”

PERSONA

Para focar o desenvolvimento do projeto no usuário, foi criada uma persona com características em comum dos entrevistados. 

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3. DEFINIÇÃO

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JORNADA DO USUÁRIO / OPORTUNIDADES

Depois de criada a persona, montamos a Jornada do Usuário. Nela foi incluída desde a decisão de prestar o concurso até o dia da prova, listando os pontos de contato e emoções em cada etapa. Assim, conseguimos visualizar algumas oportunidades.

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4. IDEAÇÃO

BRIEFING DE PLANO DE AÇÃO

Definidas as oportunidades, criamos o Briefing de Plano de Ação. 

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5. PROTOTIPAÇÃO

PROTÓTIPO DE BAIXA FIDELIDADE

Para validar e testar a nossa ideia, fizemos um protótipo no papel e utilizamos cores para auxiliar na navegação. A interação foi criada no aplicativo Marvel e as principais telas foram: 

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6. TESTES

TESTE DE USABILIDADE

Com o protótipo navegável, aplicamos o teste de usabilidade com 4 usuários, no qual foi passada o cenário e 6 tarefas. Com o teste conseguimos validar algumas ideias, fluxo de tarefas e levantar alguns pontos de melhorias.

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RELATÓRIO DE TESTE DE USABILIDADE

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7. ITERAÇÃO

PRÓXIMOS PASSOS

Como próximos passos voltaremos a prototipação para:


• Explicar e facilitar o uso das interações dentro do conteúdo de texto, como grifar e favoritar;
• Repensar na organização de abas em histórico e gráficos de matérias;
• Incluir um Fórum de debate;
• Inserir porcentagem das matérias estudadas;
• Botão de fechar quando abrir a página do Quiz.

8. PROTOTIPAÇÃO

PROTÓTIPO DE MÉDIA FIDELIDADE

Com base nos feedbacks e sugestões recebidas durante o teste de usabilidade, foi desenvolvido um Protótipo de Média Fidelidade para apresentação final do curso. 

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© 2023 por Silvia Blake. Orgulhosamente criado com Wix.com

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