APROVA +
Este projeto foi desenvolvido durante o curso de Formação UX da MERGO USER EXPERIENCE, pelo Grupo GT. Os softwares utilizados para a execução do projeto foram Adobe XD, Illustrator, Photoshop e Marvel.
DESAFIO
Ajudar concurseiros a organizar os seus estudos e avaliar seus conhecimentos antes da prova.
1. CONTEXTUALIZAÇÃO
PESQUISA / DESK RESEARCH
Ao realizar a Desk Research levantamos informações e dados em sites especializados e identificamos o seguinte sobre concurso:

DESCOBERTAS / MATRIZ CSD
Com as informações levantadas, montamos a Matriz CSD para encontrar ideias e dúvidas que servissem de base para estruturar nosso roteiro de Entrevista.

2. EMPATIA
ENTREVISTAS

O objetivo da entrevista era colher informações demográficas, de comportamento, carreira, objetivos, motivação e preparação para a prova. Os insights retirados foram:
• Buscam segurança e estabilidade financeira;
• Falta de tempo para estudar;
• Sentem falta de um tutor ou professor para tirar dúvidas;
• Têm dificuldades de avaliar seus conhecimentos;
• Não seguem um cronograma de estudos.
“Andréa Moreira, tem 34 anos, é assistente autônoma e mora com os pais. Busca establidade de vida, a qual acredita conseguir através do concurso público. Trabalha durante o dia e reserva entre 1-2 horas do dia para estudar. Utiliza redes sociais, youtube e ouve podcast para se informar e procurar materiais. Atualmente trabalha como assistente administrativa autônoma, e almeja um bom emprego. Quer ser independente e morar sozinha. Andréa já prestou concursos 2 vezes e não conseguiu passar, acredita que deveria estudar mais e não sente que tem uma vida estável.”
PERSONA
Para focar o desenvolvimento do projeto no usuário, foi criada uma persona com características em comum dos entrevistados.

3. DEFINIÇÃO

JORNADA DO USUÁRIO / OPORTUNIDADES
Depois de criada a persona, montamos a Jornada do Usuário. Nela foi incluída desde a decisão de prestar o concurso até o dia da prova, listando os pontos de contato e emoções em cada etapa. Assim, conseguimos visualizar algumas oportunidades.

4. IDEAÇÃO
BRIEFING DE PLANO DE AÇÃO
Definidas as oportunidades, criamos o Briefing de Plano de Ação.


5. PROTOTIPAÇÃO
PROTÓTIPO DE BAIXA FIDELIDADE
Para validar e testar a nossa ideia, fizemos um protótipo no papel e utilizamos cores para auxiliar na navegação. A interação foi criada no aplicativo Marvel e as principais telas foram:

6. TESTES
TESTE DE USABILIDADE
Com o protótipo navegável, aplicamos o teste de usabilidade com 4 usuários, no qual foi passada o cenário e 6 tarefas. Com o teste conseguimos validar algumas ideias, fluxo de tarefas e levantar alguns pontos de melhorias.

RELATÓRIO DE TESTE DE USABILIDADE

7. ITERAÇÃO
PRÓXIMOS PASSOS
Como próximos passos voltaremos a prototipação para:
• Explicar e facilitar o uso das interações dentro do conteúdo de texto, como grifar e favoritar;
• Repensar na organização de abas em histórico e gráficos de matérias;
• Incluir um Fórum de debate;
• Inserir porcentagem das matérias estudadas;
• Botão de fechar quando abrir a página do Quiz.
8. PROTOTIPAÇÃO
PROTÓTIPO DE MÉDIA FIDELIDADE
Com base nos feedbacks e sugestões recebidas durante o teste de usabilidade, foi desenvolvido um Protótipo de Média Fidelidade para apresentação final do curso.

